Glorioso Eden




Sintra é um daqueles paraísos terreais onde a mão divina se esmerou, esculpindo a natureza de forma sublime, como que a querer deixar-nos surpreendidos, rendidos à beleza da Obra.

Sintra é um lugar para se sentir. Não basta falar dele, contar a sua História ou descrever a sua paisagem. É um lugar com espírito, um lugar que nos fala por dentro. O mistério que envolve a sua serra, ou Monte da Lua; a densidade cromática da paisagem que nos surpreende e intriga, como se fosse uma grande tela colectiva; o mar inspirativo e sonhador do litoral; as suas lendas e tradições ancestrais; o seu povo peculiar cuja hospitalidade e simpatia são reconhecidas, enfim, tudo isto e muito mais onde as palavras não chegam, faz de Sintra o Glorioso Eden que Byron tão bem soube cantar.

Viver em Sintra, embebido neste caldo mágico universal, é fazer parte do grande livro da sabedoria humana. Visitar Sintra é renovar os sentidos, lavar a alma nas brumas do mistério, como um baptismo primordial. E se o visitante vier consciente da transcendência desta terra sagrada, então poderá sentir e penetrar verdadeiramente em Sintra.

João Rodil